Quais são os médicos envolvidos no tratamento do câncer de mama?

Câncer de mama: o que toda mulher precisa saber
1 de março de 2023
Evento Oncologia por Elaz – Mulheres na Oncologia Torácica
13 de março de 2023

Quando uma mulher realiza seus exames de rotina ou procura um médico pela ocorrência de sintomas e descobre que está com câncer de mama, um dos questionamentos é a respeito dos especialistas que farão parte do tratamento.

Como a doença envolve diferentes cuidados e protocolos, há uma equipe multidisciplinar responsável por estabelecer todas as etapas pelas quais a paciente deverá passar, bem como prestar suporte em suas diferentes necessidades. Confira o conteúdo e saiba quem são os profissionais envolvidos.

Mastologista

A mastologia é a especialidade que cuida de tudo que diz respeito à mama. Ou seja, o mastologista faz o diagnóstico e tratamento de doenças mamárias, não apenas o câncer, e a reparação das mesmas com procedimentos cirúrgicos.

No caso das neoplasias, normalmente ele recebe o encaminhamento do ginecologista quando se apresentam alterações em exames, ou as mulheres já fazem o acompanhamento com essa especialidade em casos específicos, como histórico familiar.

A partir do diagnóstico da doença, este médico encaminha a paciente para a realização dos exames de estadiamento, de forma a verificar o subtipo do tumor, a extensão do câncer e demais informações pertinentes à definição do tratamento.

Cirurgião oncológico

A retirada cirúrgica do tumor de mama pode ser feita pelo mastologista ou pelo cirurgião oncológico.  Já a parte de reconstrução pode ser feita por um cirurgião plástico ou pelos próprios especialistas citados, caso tenham formação em oncoplástica.

A cirurgia oncoplástica mamária representa um conjunto de técnicas, que unem a cirurgia plástica à oncológica.

O método é utilizado desde a década de 80 e, com o passar dos anos, vem se aprimorando com o objetivo de proporcionar um acabamento estético melhor para a mama depois da retirada do tumor.

Oncologista clínico

Os oncologistas clínicos, como eu, têm a função de determinar os tratamentos medicamentosos mais adequados a cada caso, incluindo quimioterapia, terapia hormonal, imunoterapia e terapia-alvo.

Além disso, é importante que participemos da decisão das outras etapas terapêuticas, já que existem diferentes maneiras de conduzir um mesmo caso.

Radio-oncologista

O radio-oncologista é o médico responsável pela indicação do melhor protocolo de tratamento com radioterapia, que se utiliza de radiação ionizante para destruir as células cancerígenas, impedir o seu crescimento e/ou amenizar sintomas.

Equipe de suporte

Junto aos médicos, existe uma equipe de suporte que auxilia a paciente durante o tratamento do câncer de mama. Ela é composta por nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais que se fizerem necessários no processo.

Cada um deles desempenha um papel importante, que ajudam na saúde física e mental, além da qualidade de vida da mulher.

Se você gostou desse conteúdo, confira o artigo que traz diferentes aspectos sobre o câncer de mama que toda mulher precisa saber!