Como responsável técnica da Oncologia Clínica e do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), no mês de junho, e pelo terceiro ano consecutivo, fui encarregada da organização de um evento que apresentou e debateu os avanços e atualizações sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.
Eles foram baseados a partir de trabalhos e pesquisas apresentados no Congresso ASCO 2023, que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, entre os dias 02 e 06 de junho, e contou com médicos, pesquisadores e profissionais da área da saúde de todo o mundo.
ASCO é a sigla em inglês para American Society of Clinical Oncology, que significa Sociedade Americana de Oncologia Clínica. Trata-se de um dos maiores eventos de oncologia do mundo, onde são discutidos temas extremamente relevantes para a prática clínica.
Foram 13 palestrantes, de cinco subáreas de especialidades da equipe de oncologia do HUEM, além de cinco médicos convidados para compor as mesas de discussão, após as apresentações de cada especialidade.
Os primeiros a apresentar foram os oncologistas da equipe de câncer de mama e tumores femininos: Dra. Maria Cristina Magalhães, Dr. Raphael Garcia Alves e Dra. Emanuela Poyer. Como convidada para a mesa de discussões participou a Dra. Caroline de Nadai Costa, oncologista clínica do Instituto de Oncologia do Paraná e do Hospital Nossa Senhora das Graças.
Em seguida, foi a vez dos tumores urológicos, cujas principais atualizações foram apresentadas pela Dra. Ana Cláudia Buiar e pelo Dr. Carlos Eduardo Stecca, ambos da equipe do HUEM. O Dr. Maikol Kurahashi, oncologista clínico do Centro Integrado de Oncologia de Curitiba (Cionc), participou da mesa de debate sobre o conteúdo apresentado.
Os especialistas Dra. Rayssa Sena, Dra. Natalia Crivellaro e Dr. Otavio Augusto Moreira trouxeram as interpretações dos estudos sobre trato gastrointestinal, com a participação do convidado Dr. Guilherme Stelko, oncologista clínico na Rede D’Or Hospital Santa Cruz.
Eu e o Dr. Lucas Uratani fomos responsáveis pelas palestras a respeito de câncer de pulmão e de cabeça e pescoço. A Dra. Noelle Wassano, oncologista clínica do grupo Oncoclínicas de Curitiba e Hospital Sugisawa, foi a convidada para a mesa de discussão.
Por fim, os trabalhos sobre tumores hematológicos foram interpretados por duas hematologistas do HUEM: Dra. Tatiane Decanini e Dra. Fabiola Bremer. A mesa de debate contou com a participação do Dr. Apoena Lobato, hematologista no Hospital Erasto Gaertner e Hospital Geral de Curitiba.
A troca de conhecimentos e a discussão de pesquisas clínicas são fundamentais para a evolução contínua da oncologia e para proporcionar esperança e qualidade de vida às pessoas afetadas pela doença. Portanto, o intuito é continuar realizando estes eventos anualmente.