Câncer de cabeça e pescoço
O câncer de cabeça e pescoço envolve os tumores que afetam a cavidade oral (boca), glândulas salivares, seios nasais e paranasais, lábios, laringe, orofaringe, tireoide, pele e olhos.
Estão mais suscetíveis a terem essas neoplasias pessoas que fumam, consomem álcool em excesso, são infectadas pelo papilomavírus humano (HPV), realizam higiene oral inadequada, possuem próteses dentárias mal adaptadas, além de certas mutações genéticas que elevam os riscos.
Quando detectados em fases iniciais, estes tumores têm alta chance de cura. Por esse motivo, a ida regular ao dentista e os check-ups médicos são essenciais.
Os tratamentos, conforme o estágio da doença e as características dos tumores, normalmente envolvem toda uma equipe de especialistas em diversas áreas, que precisam estar conectados para trabalharem em conjunto.
O objetivo é fazer com que o paciente consiga completar todo o tratamento e ter apoio para suportar os efeitos colaterais. A equipe é composta por cirurgião, radioterapeuta, oncologista clínico, dentista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e nutricionista.